Queda de cabelo: conheça as principais causas

Um problema comum e que atinge milhões de pessoas, a queda de cabelo é algo que, segundo estudos, ocasiona a perda de cerca de 100 fios de cabelo diariamente.
Quando o número é maior que isso, é preciso avaliar e identificar o que está causando a queda de cabelo e, com um profissional, encontrar o melhor tratamento.
Principais motivos da queda de cabelo
1. Excesso de estresse
Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.
2. Excesso de vitamina A ou B
Embora seja relativamente raro, a presença excessiva de vitaminas A ou do complexo B no corpo pode contribuir para a queda de cabelo. Essa situação é mais frequente em pessoas que estão tomando suplementos com algum desses tipos de vitaminas por muito tempo.
3. Gravidez
A queda de cabelo é relativamente comum em mulheres após o parto, não só devido às alterações hormonais que continuam a acontecer no organismo, mas também pelo estresse do parto. Geralmente, essa queda de cabelo surge nos primeiros 3 meses após o parto e pode durar até 2 meses.
4. Alterações hormonais
Assim como durante ou após a gravidez, as alterações hormonais são uma importante causa de queda de cabelo e podem acontecer em vários momentos da vida, especialmente durante a adolescência. Além disso, mulheres que trocam de pílula ou que começam um novo método anticoncepcional hormonal também podem apresentar queda de cabelo temporária.
5. Anemia
A deficiência de ferro causa desordem nutricional e leva a uma queda na concentração de hemoglobina presente nas células do sangue, que é fundamental no transporte de oxigênio. Esse déficit de oxigênio tira a resistência dos fios e causa alterações no couro cabeludo.
6. Uso de antidepressivos e outros remédios
Algumas classes de medicamentos, como os antidepressivos, os anticoagulantes ou os remédios para pressão alta, podem ter o efeito colateral de contribuir para a queda de cabelo, especialmente no início do tratamento ou quando já estão sendo utilizados por muito tempo. Outros remédios que podem ter esse tipo de efeito incluem o metotrexato, o lítio e o ibuprofeno, por exemplo.
7. Problemas intestinais
Zinco, cobre e proteínas asseguram a beleza e firmeza dos fios. Quando o aparelho digestivo não consegue absorver essas substâncias ocorrem as doenças inflamatórias, fazendo com que os fios caiam com maior frequência.
8. Hipotireoidismo
O hipotireoidismo acontece quando a tireoide não está funcionando corretamente e, por isso, vários tipos de hormônios não são produzidos corretamente ou em quantidade suficiente. Alguns deles são muito importantes para o metabolismo e crescimento dos fios de cabelo e, por essa razão, quando estão em falta, podem ser a causa da queda de cabelo.
Como tratar a queda de cabelo?
Existem alguns produtos, remédios e suplementos que podem ser utilizados, como:
- Loção capilar;
- Shampoos e loções específicas para queda de cabelo;
- Suplementos nutricionais para queda de cabelo;
- Remédios para queda de cabelo;
- Vitaminas;
- Biotina (vitamina do complexo B);
Sinais de alerta
A queda dos fios deve ser observada e caso apareça tufos de cabelo no travesseiro ou quando o cabelo é lavado, esse é um sinal de alerta para procurar um profissional para diagnóstico e tratamento adequado com medicamentos específicos.
Confira nossos kits de tratamento e manutenção conforme o tipo de cabelo para fortalecer os fios com fórmulas de alta tecnologia.